terça-feira, 22 de maio de 2012

O que nos une e nos separa





Uma corrente elétrica ligada no máximo, dando choques em alguma parte do corpo que não se consegue apontar. Não é à toa que a água conduz tão perfeitamente a energia.

Pus os pés naquele chão frio e molhado, mas tudo que senti foi calor. Calor do grito de todos os homens, todos unidos diante daquela entidade poseidônica. O oceano, o maior dos paradoxos, é móvel e estático, ele une e separa. Quando esquenta, a seca bate na minha porta, e quando esfria, traz tempestades.

Por falta de melhor nome em português, resolvi nomear de magia esse sentimento sobrenatural de conexão proporcionado nesse momento pelo oceano.

Ora, acredite ou não, mas a magia é sim real - e rara. É também palpável, palatável e muito saborosa para quem a conhece.

Falo aqui daquela magia que só o seu corpo experimenta, daquela que é exclusiva e puramente individual, egoística ao extremo, mas ao mesmo tempo elemento maior de identidade humana que um pode ter. A magia, assim como o oceano, une e separa.

Aquela palpitação sem motivo aparente, Aquele frisson incontido sentimento de puro êxtase e ansiedade. Calafrios; arrepios; breguice em mitose, em cissiparidade, ruborizando o próprio mágico. Do tocar com a própria mão a mesma água que nos une e nos separa. Une e separa. Porque aquilo que mais soma é também o que mais divide.

E veja bem, magia não tem nada de amor carnal, senão amor ao próximo, tão pouco de esoterismo e divindade, senão o amor à natureza. É aquilo que lhe deixa leve, que lhe deixa bom, que lhe confere uma conexão sem ruídos ou interferências com a sua própria alma. É como o oceano que une ocidente e oriente em uma mesma e única água, em um único povo.

Ao se encontrar consigo mesmo, ao perceber que a persona como ideia se encaixou perfeitamente no hospedeiro natural de carne e osso, o mágico tem o raro e peculiar momento de experimentar o encontro dos seres com eles próprios, em corrente, em união, ligando-os da estratosfera ao centro da terra. Do ventre ao umbigo. De um lado a outro de um oceano que une e separa.

Isaac N

3 comentários:

A. Paula disse...

Lindo. Com a beleza que só a magia (real ou não) carrega.

koka's blog disse...

Ele foi fundo!!!!!!!!!!!!!
Valeu!!! Muito bonito!

koka's blog disse...

LIndo, de novo.....